MUSEUS VIRTUAIS


1- 
Louvre, Paris - França

O Museu do Louvre faz parte da lista de desejos de muitos viajantes e ele é mesmo sensacional! Apesar das longas filas que são comuns e da corrida incansável para chegar à Mona Lisa, o Louvre deve e merece ser visitado com calma. Aproveite então o passeio virtual para curtir detalhes das obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores sem as dezenas de pessoas fazendo selfie ao seu lado. A parte chata da visita virtual ao Louvre é precisar instalar o Flash (para quem ainda não tem disponível no computador). O Louvre não está entre os melhores sites de museus virtuais, mas certamente está entre os melhores museus do mundo.



2 - Metropolitan Museum of Art, Nova York - Estados Unidos

O Metropolitan é um dos  maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. Queridinho entre os turista e visita quase certeira para quem vai a primeira vez à cidade, o MET vale horas de passeio pessoalmente e também online. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metroplitan em 360º, com direito a ótima trilha sonora. Nos vídeos é possível comandar a direção e assim olhar o museu pelo ângulo que você desejar. Além dos vídeos em 360º, o site do MET oferece também diversos vídeos, textos e fotos sobre a história das obras disponíveis no museu, os bastidores do lugar e detalhes das exposições. Pelo mapa do museu disponível no site é possível saber mais sobre cada sala do MET.



3 - Pinacoteca, São Paulo - Brasil

Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX, já seria o suficiente para merecer o passeio virtual. No entanto, a Pinacoteca vai bem além e apresenta um belíssimo acervo, que começou com apenas 26 quadros e hoje conta com mais de 9.000 obras de arte. O destaque é a coleção de artistas nacionais, especialmente dos séculos XIX e XX, entre eles: Benedito Calixto, Pedro Alexandrino, Victor Meirelles, Eliseu Visconti, José Ferraz de Almeida Junior e Anita Malfatti. Você poderá conferir detalhes de diversas obras online e também visitar oscoredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obraMestiço, de Candido Portinari.



4 - Museu do Vaticano, Roma - Itália

O Museu do Vaticano é capaz de dar uma canseira até nos turistas mais atletas, a começar pelas longas filas e corredores que levam a obras de arte reunidas por séculos da história. Virtualmente será bem mais tranquilo visitar os suntuosos salões que formam o museu e ainda ver com calma cada detalhe da sempre disputada  Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º.



5 - MASP, São Paulo - Brasil

Principal museu de São Paulo, o MASP marca o coração da Avenida Paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos quatro pilares vermelhos que apóiam o grande vão livre de 74 metros. Entre as obras do museu, destacam-se nomes nacionais como: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. A arte internacional é representada por: Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros. Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. 



6 - A Casa de Anne Frank, em Amsterdam

O Museu Casa de Anne Frank, localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos  sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra. 



7 - Museu de Pablo Picasso, Barcelona - Espanha 

É um museu muito importante e se dedica à obra do pintor espanhol Pablo Picasso que nasceu em Málaga (no sul do pais), mas que adotou a capital da Catalunha como casa durante anos de sua vida. Fundado em 1963, o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras compondo a coleção permanente e que remetem, principalmente, às fases iniciais do artista e que estão divididas em salas de acordo com o amadurecimento do pintor ao longo dos anos.






POSTADO POR VALDETE FREITAS EM 29/10/2020


1.Pintura

10 obras famosas de Romero Britto

 


Rebeca Fuks

Doutora em Estudos da Cultura

Romero Britto (1963) nasceu no Recife, numa família modesta, e emigrou para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar como artista plástico tendo construído uma carreira de sucesso.

Com o seu colorido característico, as obras de Romero Britto foram sendo cada vez mais divulgadas não só na América como também em outros países. Além das telas, as suas estampas se popularizaram através das parcerias que o artista fez com marcas importantes como a Disney, a Absolut e a IBM.

1. O gato

O gato Romero Britto

O gato é uma das obras mais famosas do artista plástico brasileiro. Com o seu colorido típico, O gato traz também muito do estilo geométrico explorado pelo artista.

A escolha de retratar animais de companhia, domésticos, como o gato, desperta no espectador muito de uma memória afetiva.

A imagem do gato não aparece apenas na criação acima, ela também se faz presente numa série de outros trabalhos como nas telas O gato e o rato, em Mona Cat e em algumas esculturas. Os gatos, além de transmitirem a sensação de casa, também sublinham uma mensagem de aconchego.

Apesar de ter começado criando telas, a estética desenvolvida pelo artista se popularizou estando presente de outras formas, especialmente em embalagens de produtos. Grande parte do lucro de Romero Britto não vem propriamente da venda das peças que produz, mas sim do licenciamento das estampas para campanhas publicitárias ou ilustrando objetos cotidianos desde chinelos até bolsas e capinhas de celular.

Segundo Roberta Britto, irmã de Romero, responsável pela galeria do artista no Brasil:

O trabalho de Romero não é uma obra que eu posso dizer que foi vendida por milhões. Foi vendida, sim, para milhões. O que é uma grande diferença.

2. Borboleta

Borboleta Romero Britto

A ideia da liberdade, representada pelo inseto, é muito cara a Romero Britto, que nasceu no Recife, mas fez carreira distante, tendo se estabelecido nos Estados Unidos. Até hoje o artista vive em Miami, onde mantém a sua galeria.

A sua presença na região é tão forte que, em 2005, na Flórida, o artista foi nomeado como Embaixador das Artes. É possível encontrar uma série de esculturas e quadros do artista na região.

A borboleta também é um elemento importante para falar sobre as conquistas do artista, que conseguiu vencer fronteiras e espalhar o seu trabalho tanto no Brasil, nos Estados Unidos como em outros territórios distantes.

Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo

Romero Britto, um otimista convicto que desde que começou a criar segue com a missão de espalhar imagens alegres entre os seres humanos, definiu o seu estilo como sendo “neocubista pop”. Essa estética, colorida e cheia de linhas, pode ser facilmente reconhecida na obra Borboleta.

3. Peixe

Peixe Romero Britto

Em muitas das suas criações - caso de O peixe - Romero Britto dá vida a temas e formas infantis. Observamos, por exemplo, a expressão do peixe, que mantém um sorriso aberto. O peixe é construído a partir de estampas diferentes, muitas cores e contornos simples.

Uma das explicações do sucesso do artista está no fato dele ilustrar, muitas vezes, elementos que despertam a nossa memória, com os quais muitos de nós conseguimos nos relacionar. É o caso do peixe, que está muito associado a recordações infantis.

A minha arte desperta algum tipo de sentimento positivo, de alegria, por isso é tão celebrada

Romero Britto começou a pintar quando tinha oito anos e, aos catorze, participou de uma exposição em Brasília, onde vendeu o seu primeiro quadro para a Organização dos Estados Americanos. Esse traço infantil, aliado a cor, muito associado à alegria, nunca deixou de caracterizar a produção do artista.

4. Flor

Flor Romero Britto

A representação da flor de seis pétalas, feita com traços simples, se destaca pelo estampado irreverente e colorido.

A combinação acima contém seis flores - o número seis é bastante presente nessa criação tanto em termos de composição da obra como das flores em si. Vemos o miolo de cada flor ser preenchida com formas distintas: são listras, círculos, outras flores e até a própria assinatura oficial de Romero Britto serve de pretexto como estampa.

Muitos críticos acusam o artista brasileiro de produzir uma arte decorativa, superficial, movida a interesses puramente comerciais. Por outro lado, outros tantos também elogiam o trabalho de Romero Britto por produzir uma arte de fácil entendimentoeclética e democrática, que é capaz de encantar um grande público internacional.

5. Coração

Coração Romero Britto

A pintura Coração, é, na verdade, composta por cinco corações, posicionados num fundo abstrato que parece remontar o pôr do sol entre colinas.

O tema do amor - representado aqui pelos corações - é bastante frequente na produção do artista que procura apelar para uma estética afetiva, voltada para as emoções, que desperta um lado amoroso em quem aprecia as suas obras.

 

Em diversas entrevistas Romero Britto assumiu que muito da sua estética foi influenciada pelo grafite, presente com bastante intensidade na formação do artista, quando ele ainda vivia no Brasil. O traço espesso, a preto, seria uma característica que o artista teria bebido da arte de rua.

 

6. Casal Obama

Casal Obama Romero Britto

Romero Britto ficou conhecido por criar uma série de retratos de políticos importantes. Um dos seus trabalhos mais famosos foi representando o casal Obama.

A homenagem foi entregue na Casa Branca, durante o final do mandato de Barack Obama, em novembro de 2016.

No retrato do casal sorridente, há uma série de referências aos Estados Unidos desde a bandeira, presente no terno, até o fundo, que enquadra o casal.

Romero Britto se mudou para os Estados Unidos em 1988, quando tinha 25 anos, e transparece muito da cultura do país que o acolheu em algumas das suas obras.

Como o artista estava em viagem fazendo exposições na Europa, a tela do casal Obama foi entregue pelo filho único de Romero, Brendan Britto, tido com a artista americana Cheryl Ann.

7. Mona Cat

Mona Cat Romero Britto

O quadro Mona Cat faz uma fusão entre o gato - figura já popular na obra de Romero Britto - com a imagem da Mona Lisa, um clássico da pintura criado por Leonardo da Vinci em 1503.

É engraçado como Romero Britto consegue fundir a imagem de um gato, muito presente na cultura popular e na nossa memória afetiva, com uma representação clássica, de um dos artistas mais reconhecidos da pintura ocidental, a partir de uma linguagem irreverente.

A alusão a pintura famosa se dá tanto no título como na posição da protagonista, aqui uma gata, que se coloca exatamente na mesma disposição que a sua antecessora humana famosa.

8. We love Rauschenberg

We love Rauschenberg Romero Britto

Rauschenberg foi um dos artistas que serviram de inspiração para Romero Britto, que decidiu eternizar a imagem do ídolo em um retrato pintado em 2007.

Robert Rauschenberg, pouco conhecido do grande público, mas um nome importante no panorama internacional das artes, nasceu no Texas e foi um nome fundamental da arte pop e abstrata. O retrato foi criado por Romero Britto um ano antes do artista falecer.

O pintor brasileiro é conhecido por dar vida a uma série de retratos de celebridades como Madonna, Michael Jackson e Shakira.

9. Heart kids

Heart kids Romero Britto

Heart kids é uma das obras mais famosas do artista, que escolheu representar um menino e uma menina abraçando, em conjunto, um enorme coração vermelho posicionado no centro da tela.

Há aqui uma desproporcionalidade intencional, que dá destaque ao grande coração que rouba o olhar do espectador, situado no ponto de maior destaque da tela.

Com personagens que carregam contornos simples, o quadro se destaca pelas cores e pelas estampas tanto do fundo abstrato como das roupas que o menino e a menina carregam.

10. Dilma

Dilma

Em fevereiro de 2011, Romero Britto entregou para a então presidente do Brasil Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, um retrato feito em sua homenagem.

Na ocasião, o artista esclareceu que se tratava não só de um elogio a figura maior do Estado Brasileiro como também a todas as outras mulheres da região:

A obra é uma grande homenagem à Dilma e a todas as mulheres da América do Sul (...) Ofereço meu trabalho para ela e para o povo brasileiro, com esse colorido e alegria que retrata o momento que o Brasil vive.

Os retratos feitos por Romero Britto, oferecidos a muitas personalidades que admira, também podem ser encomendados pelo público e custam a partir de 100 mil dólares.

Se você é fã do trabalho do artista brasileiro aproveite para conhecer também o artigo Romero Britto: obras e biografia.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS: Ontem, Hoje e Sempre

DICAS PARA O ENEM e LIVROS

OUTUBRO-Leitura/Feriado e Diversão