JUNHO 2021-FILMES,MÚSICAS,LIVROS

                             PUBLICADO POR VALDETE FREITAS

   EM 06/06/2021

NA QUARENTENA:100 DICAS PARA ALIVIAR O ISOLAMETO NA PANDEMIA

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. As regras têm como objetivo proteger o investimento feito pelo Estadão na qualidade constante de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo.
Utilize o link: VOCÊ VAI AMAR!
https://www.estadao.com.br/infograficos/saude,na-quarentena-100-dicas-para-aliviar-o-isolamento-na-pandemia,110339
 TIRINHAS




        ASSISTA A SÉRIE:SWEET TOOTH 
NA NETLIX E SE EMOCIONE COM A HISTÓRIA DE GUS- UM GAROTO ESPECIAL METADE HUMANO E METADE CERVO.
BASTA CLICAR NO LINK:
PUBLICADO POR VALDETE FREITAS
EM 11/06/2021
CONHEÇA OS 20 TIPOS DE COMIDAS DO BRASIL E QUE TODO GRINGO GOSTA-

BRASILGASTRONOMIAsil e todo gringo 

Comidas do Brasil: a variedade culinária brasileira agrada a todos os paladares, mas de modo geral, essas são as que os visitantes mais gostam

De norte a sul do Brasil, um dos maiores prazeres relacionados ao turismo é a gastronomia brasileira, uma forma diferente de viajar através do paladar, conhecendo a cultura local em cada degustação. A variedade de ingredientes, as tradições culinárias que remetem comidas típicas de outros países e a capacidade de reinvenção, certamente, são os fatores que influenciam sobre nossa comida e atrai os mais diversos visitantes. A cozinha brasileira guarda surpresas que impressionam viajantes de todo o mundo e cada região carrega características diferentes.

Essa riqueza gastronômica tem origem nas diversas culturas que foram ocupando esse território e mostram a diversidade do Brasil nos preparos criativos que se popularizaram em todo o país. Mais um indício sobre a multiplicidade cultural que foi incorporada em um dos maiores países do mundo. Talvez seja por isso que os visitantes se deleitam tanto com a nossa culinária.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E para te ajudar na hora de impressionar o seu amigo gringo, selecionamos as 20 comidas que mais agradam os estrangeiros.

Brigadeiro

Comida do Brasil

Comida do Brasil. Foto: Reprodução

Esse doce sempre presente nas festas de aniversário possui curiosa história de sua criação. Uma delas, diz que durante a primeira eleição que as mulheres puderam votar e, devido a um racionamento que tornou o leite condensado popular, diversas docerias começaram a produzir essa especiaria brasileira e distribuem na campanha de Eduardo Gomes, um brigadeiro das forças aéreas. Como o doce chamou muito a atenção, ele passou a se tornar bastante popular.

Feijoada

Comida do Brasil

Comida do Brasil. Foto: Reprodução

De origem relacionada diretamente ao período de escravidão, essa refeição é feita por toda as regiões do Brasil, com poucas variações em relação a receita original. Os ingredientes que formam feijoada eram provenientes da escassez destinada aos escravizados e hoje, essa escassez se tornou um dos maiores cartões postais gastronômicos do Brasil, além de virar uma verdadeira paixão nacional. Com o resto das comidas, os escravos criaram um novo prato que carrega em seu sabor o histórico de resistência e reinvenção. Nos deram restos e dos restos criamos uma das maiores iguarias da cozinha brasileira.

Bolinho de Chuva

Comida do Brasil

Comida do Brasil. Foto: Reprodução

Esse doce que acompanha o chá da tarde de diversas casas brasileiras se tornou popular graças aos contos infantis do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Nos textos de Monteiro Lobato sempre existia o momento em que a Tia Nastácia preparava os bolinhos para Narizinho, Pedrinho e a boneca de pano Emília. Apesar de sua origem ser portuguesa, ele é muito popular no Brasil.

Tapioca

Comida do Brasil

Comida do Brasil. Foto: Reprodução

Tapioca is the new pão. De origem indígena, mais especificamente de comunidades de Pernambuco, esse prato provém da goma retirada da mandioca em um processo totalmente manual feito até os dias de hoje. A variedade de recheios, sejam eles doces ou salgados, bem como seu preparo, é o que fez torná-lo, nos últimos anos, um prato cada vez mais popular.

Coxinha

Comida do Brasil

Foto: Reprodução

Muitas histórias comportam esse prato que faz tanto sucesso no Brasil. Uma delas diz respeito à necessidade das fábricas, durante o século XX, de criar uma refeição rápida e que pudesse alimentar o maior número de pessoas possíveis. Foi a partir de uma adaptação de um prato francês que se chegou a essa massa. Hoje, seus recheios são muito variados, mas o mais comum e tradicional é o frango desfiado. Atrai tanto os estrangeiros que até existem campeonatos internacionais de produção da maior coxinha. Quem não gosta de coxinha, bom sujeito não é.

Pão de Queijo

Culinária brasileira. Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Se você visita uma casa mineira e não te oferecem um pão de queijo significa que você ainda não está em Minas Gerais. Aliás, preparar um pão de queijo é um evento importante, afinal, é a partir dessa refeição que a reunião de pessoas acontece. De acordo com a história, esse prato teria surgido devido a abundância dos dois principais ingredientes: o polvilho e o queijo. Para que esses ingredientes não estraguem, produziram essa iguaria e distribuíram gratuitamente por diversas fazendas. O pão de queijo (ou variações dele), podem ser encontrados no Brasil todo, mas e em Minas Gerais que ele toma sua forma mais saborosa. Dica: ele fica ainda melhor com um “cafézin” mineiro.

Farofa

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

Este é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira e que acompanha praticamente todas as festas populares. A sua variedade de produção é tão vasta que é possível dizer que a cada dia se faz uma nova receita dessa iguaria. Assim como a Tapioca, a sua origem também é indígena. De início o seu amigo gringo pode estranhar, mas basta experimentar que logo ele se sentirá abraçado pelo sabor da culinária brasileira.

Paçoquinha

Culinária brasileira

Culinária brasileira. Foto: Reprodução

Talvez esse doce seja o único que cause um certo debate sobre os gringos gostaram ou não, mas quem é que se importa? Se Deus é brasileiro, a paçoquinha também é! O sabor marcante do amendoim junto com o açúcar, pode sim desagradar certos paladares, mas isso não reduz a importância dessa paixão nacional que todo brasileiro não vivem sem.

Açaí

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

Açaí também recebe o nome de jussara em algumas regiões do país, mas foi com o seu nome tradicional que ele ganhou o mundo. E o que muitos não sabiam é que sua popularidade é algo novo somente para alguns estados do Brasil. No norte brasileiro, essa iguaria já fazia parte do dia dia há muito tempo. São muitos os pratos que esse fruto acompanha, seja ele doce ou com o sabor sem a adição de açúcar. No Pará, por exemplo, comê-lo com o peixe frito é uma deliciosa tradição em lugares como o Ver-o-Peso, mesmo no cafe da manhã. Falando nisso, que saudade do verdadeiro açaí!

Vatapá

Prato com pizza

Descrição gerada automaticamente

Originário da matriz cultural africana, o vatapá possui uma variedade de preparo de acordo com a região. Farinha, fubá, gengibre ou camarões – entre outros ingredientes – podem incluir seu preparo. Mas o melhor vatapá certamente é o da Bahia, e reivindicar isso é importante! É um prato tão presente e fundamental nas refeições que está presente até em músicas e literatura que comemoram essa iguaria brasileira.

Moqueca de Camarão

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

“A moqueca é do Espírito Santo, o resto é peixada.” Certamente você já ouviu isso de alguém. Leite de coco, coentro e claro: camarão! Essa mistura, e de outros ingredientes, criam esse celebrado prato capixaba. Assim como o vatapá, acarajé, feijoada, entre outros, ele também possui uma descendência afro-brasileira. As suas variações também são inúmeras e dependem de cada região, mas os mais tradicionais são as moquecas de Espírito Santo e da Bahia. No Ceará, em Jericoacoara, alguns restaurantes oferecem uma moqueca de arraia.  Quem gosta de pratos feitos com frutos do mar, simplesmente amam os diferentes preparos de moqueca!

Pastel

Comidas do Brasil

Comidas do Brasil. Foto: Reprodução

Muitos dizem que o pastel que conhecemos nas feiras são uma variação do guioza e rolinho primavera da culinária oriental. Sinceramente não sei se faz muito sentido, o que tenho certeza é que tem dias que um pastel com caldo de cana pode ser o melhor almoço. Outros acreditam que o pastel pode ter sido criado nas pequenas feiras de rua organizadas por imigrantes asiáticos durante a década de 40 nos portos de Santos. O fato é que, poucos anos mais tarde, se popularizou a ponto de encontrarmos em qualquer feira de bairro. As variações desse prato tem gerado muita curiosidade: que tal experimentar um pastel de romeu e julieta, feijoada ou escarola com queijo? Sim, eles existem!

Acarajé

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

Dizem que o preparo do acarajé é um ritual para o orixá Iansã. Isso revela a dificuldade para se elaborar esse prato, que funciona quase como uma alquimia. Fundamentalmente ligado às tradições afro-religiosas, só se experimenta um acarajé verdadeiro na Bahia ou feito por uma autêntica baiana. É um prato tão celebrado e popular, que os restaurantes que realizam seu preparo carregam o nome de sua cozinheira baiana. Acarajé da Dinda, Acarajé da Cira, Acarajé da Dona Emília e vários outros, cada um com sua característica própria, repleta de tradição e sabor.

Misto Quente

Culinária brasileira

Culinária brasileira. Foto: Reprodução

Essa comida tão comum em variados botecos, bares e restaurantes, possui diversos nomes em cada região do país. O fato é que sua origem está diretamente relacionada às classes mais baixas. De modo a simplificar a refeição, o misto quente, era uma alternativa barata e de fácil preparo para os trabalhadores que transitavam por longas distâncias. Alguns dizem que seu preparo está relacionado a pratos franceses, talvez seja por isso que a versão nacional agrada tanto os estrangeiros.

Mandioca

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

O cultivo da mandioca é anterior a colonização das Américas, logo, todo o alimento de origem dessa raiz possui uma ligação com a cultura dos povos originários. A facilidade de seu preparo, bem como a sua abundância, são os fatores que possibilitaram sua disseminação. Diversos preparos surgiram da mandioca, como a já citada tapioca, o bolo de mandioca, mandioca frita, assada, dadinho de mandioca e a lista vai longe. Especificamente a mandioca frita, agrada aos visitantes do país, primeiro por ser uma iguaria, mas também por estar presente em qualquer boteco brasileiro como uma opção de petisco.

Salpicão

Culinária brasileira

Culinária brasileira. Foto: Reprodução

O nome do prato salpicão se origina do verbo salpicar, que por sua vez, significa salgar, polvilhar. Mas salpicão, enquanto iguaria, não significa somente algo relacionada ao sal, até porque o seu preparo e ingredientes variam de região para região. De fato o único ingrediente que não pode faltar é o frango desfiado, esse é o único que não varia.

Mousse de Maracujá

Culinária brasileira

Culinária brasileira. Foto: Reprodução

Esse doce é de origem francesa, o país que criou as variações de mousses. Apesar do nome ter sido dado ao doce na inglaterra, ele se popularizou mesmo na França. O que faria ele ser então algo tipicamente brasileiro? Certamente o Maracujá. Isso não significa que essa variação não exista hoje em dia na França, ou em outros países da Europa. O fato é que o maracujá esteve tão em alta em solos brasileiros que sua facilidade de produção popularizou e ganhou o mundo com essa variação do doce. Os gringos gostam tanto do nosso maracujá que em inglês chamam de passion fruit (fruta da paixão).

Beijinho de Coco

Comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

Outro doce presente nas mais diversas festas de aniversário e que sempre fica ao lado do brigadeiro, é o famoso beijinho de coco, ambos juntos formam uma dupla perfeita. Esse doce era muito popular nos conventos de Portugal, onde o coco era o ingrediente ainda mais predominante. Devido a chegada da família real, que inclusive solicitou uma grande encomenda do doce, o beijinho de coco foi se popularizando no Brasil após algumas modificações.

Bauru

culinária brasileira

Culinária brasileira. Foto: Reprodução

Dizem que o lanche de bauru é uma criação do paulista Casimiro Pinto Neto, o bauruense que estudava direito no Largo de São Francisco. Sua primeira criação aconteceu no restaurante Ponto Chic, no centro da cidade de São Paulo. A partir de sua primeira iniciativa o lanche ficou tão conhecido que a própria cidade de Bauru passou a celebrar a iguaria brasileira. Podemos dizer que a composição de ingredientes simples é que o mais chama a atenção dos gringos. Uma outra curiosidade, é que no Rio de Janeiro este preparo tem outro nome, o carioca chama o bauru de ‘joelho’.

Quindim

comida brasileira

Comida brasileira. Foto: Reprodução

Assim como o beijinho de coco, o quindim, além de ter uma origem portuguesa popularizada dentro dos conventos, passou a se tornar famoso no Brasil depois de algumas alterações. A principal alteração foi substituir a falta de amêndoas por coco, que existia em abundância no Brasil. O seu nome também passou por mudança: quindim, que remete a algo delicado, um dengo. Esse batismo aconteceu pelos escravizados que trabalhavam nas cozinhas do senhores. Curioso como o período da escravidão redesenhou a história do Brasil e da cozinha brasileira, um período trágico que ainda é muito presente na atualidade. Valorizar a cultura afro-brasileira e indígena é fundamental para reconhecer nossas origens!


PUBLICADO POR VALDETE FREITAS

EM 21/06/2021

            OS LANÇAMENTOS DE FILMES E SÉRIES NA NETLIX EM JUNHO 2021

Os lançamentos da Netflix em junho de 2021

Os lançamentos da Netflix em junho de 2021

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2021 às 12h30
 Imagem Filmes, Netflix

Entramos oficialmente no sexto mês do ano e a Netflix já preparou uma leva de novidades imperdíveis para você aproveitar junho da melhor forma: maratonando suas séries e filmes favoritos. Como de praxe, o Canaltech não só selecionou tudo de novidade que chega ao catálogo do streaming mais popular do mundo, como também listou oito lançamentos que você não pode deixar de conferir.

Se você é fã de um bom filme, vale ficar de olho em Infiltrado na Klan, longa-metragem de Spike Lee que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019, além de trazer Adam Driver, Laura Harrier e John David Washington no elenco. Além disso, o clássico Jumanji, protagonizado por ninguém menos que Robin Williams, também está de volta à plataforma, sendo disponibilizado no fim do mês. Vale destacar também a estreia de Capitão Phillips, a primeira parceria do diretor Paul Greengrass e do ator Tom Hanks que mais tarde originou o longa Relatos do Mundo, um original Netflix indicado ao Oscar desse ano.

Entre os filmes exclusivos da plataforma, a Netflix segue cumprindo a promessa de estrear pelo menos um título original por semana, e para junho estão planejados os filmes Paternidade, comédia familiar com Kevin Hart; Uma Skatista Radical, longa indiano com trama esportiva; Din e o Dragão Genial, uma animação fofa que promete emocionar e o russo Cidade de Gelo, para os fãs de romance de época.

Agora, se você é mais ligado em séries, o mês de junho está imperdível, principalmente para quem aguarda novas temporadas: Lupin, o sucesso da Netflix estrelado por Omar Sy, recebe sua segunda temporada ainda na primeira quinzena do mês, enquanto a esperada quarta temporada de Elite também finalmente marca sua chegada com quatro curta-metragens exclusivos dos personagens antecedendo a estreia. Além disso, há novos episódios de Três Metros Acima do CéuSupermãesBlack SummerRaio NegroThe A List e muito mais.

Para quem curte novas séries, já está disponível a documental Elvis Presley: The Searcher, enquanto a picante Sex/Life e a adaptação dos quadrinhos Sweet Tooth também já têm data marcada para chegar. Para os fãs de animes, Godzilla Ponto SingularRecord of Ragnarok The Seven Deadly Sins completam a lista.

Não se esqueça de favoritar esta lista e lembrar de retornar aqui para conferir o que mais há de novo, já que atualizaremos tudo à medida que mais lançamentos forem chegando à Netflix.

Carnaval (02/06)

Tem filme brasileiro que chega à Netflix nesse mês, e ele está mais perto do que você imagina. Carnaval é dirigido por Leandro Neri (de Socorro! Virei uma Garota), que também assina o roteiro ao lado de Audemir Leuzinger e Luísa Mascarenhas, e reunirá celebridades da web no feriado mais popular do país, Giovana Cordeiro, GKay, Bruna Inocencio, Samya Pascotto, Flavia Pavanelli, Micael Borges, Jean Pedro, Nikolas Antunes e Rafael Medrado.

O filme acompanha a influenciadora digital Nina, de 23 anos, logo após descobrir um vídeo de traição de seu namorado viralizando na internet. Agora, para superar o término, ela usa seus contatos para fazer uma viagem dos sonhos para Salvador no Carnaval, junto das três melhores amigas, com tudo pago.

Pretty Guardian Sailor Moon Eternal (03/06)

A mais recente aventura das Sailors é ambientada em abril, quando as flores de cerejeira de Tóquio estão em flor. A capital japonesa está em um clima festivo, pois celebra o maior Eclipse Solar Total do século. Conforme a lua nova obscurece o sol e gradualmente enfraquece sua luz, Usagi e Chibiusa encontram Pégasus, que está em busca da Donzela escolhida que pode quebrar o selo do Cristal Dourado. Ao mesmo tempo, uma misteriosa trupe chamada Dead Moon Circus aparece na cidade, seu plano nefasto é espalhar encarnações de pesadelo conhecidas como Lemures, para apreender o Lendário Cristal de Prata, governar a Lua e a Terra e acabar dominando todo o universo.

O filme, no entanto, não significa que a série clássica entrará no catálogo da Netflix. A produção é exclusiva do streaming e distribuída somente este ano, mas, por prometer uma reunião das Sailors, os fãs podem se preparar para muita emoção e nostalgia.

Sweet Tooth: Temporada 1 (04/06)

Baseada na série de quadrinhos homônima da DC Comics, Sweet Tooth narra a trajetória de um menino que nasceu híbrido de um cervo com ser humano; o primeiro de vários, no futuro próximo de nosso mundo em transformação. A vinda dessa nova e curiosa espécie veio depois de um evento apocalíptico referido como “Grande Esfacelamento”, porém não se sabe se a nova criatura é a causa ou o resultado de um vírus.

Após uma década vivendo com segurança em sua casa isolada na floresta, Gus (Christian Convery), o menino-cervo acolhido, inesperadamente faz amizade com um viajante solitário chamado Jepperd (Nonso Anozie). Juntos, eles partem em uma aventura extraordinária pelas ruínas da América em busca de respostas: sobre as origens de Gus, o passado de Jepperd e o verdadeiro significado de um lar. Mas sua história é cheia de aliados e inimigos inesperados, e Gus logo aprende que o mundo exuberante e perigoso além da floresta é mais complexo do que ele imaginava.

Minha Mãe É Uma Peça (07/06)

Como uma forma de homenagear o comediante Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da COVID-19 no último mês de maio, a Netflix disponibilizará um dos filmes mais bem-sucedidos da carreira do artista brasileiro: Minha Mãe é uma Peça. O filme é o primeiro longa de uma trilogia de comédia nacional que acompanha uma mulher de meia-idade e divorciada chamada por amigos e familiares de "Dona Hermínia", inspirada na mãe do ator e interpretada por ele mesmo.

Lançado em 2013, Minha Mãe é uma Peça foi adaptado da peça homônima e catapultou o comediante ao estrelato. A franquia tornou-se a de maior público da história do cinema brasileiro, com mais de 26 milhões de ingressos vendidos ao todo. Além de protagonizar a obra, Paulo Gustavo também roteirizou todo o longa que chega à Netflix em 7 de junho.

Lupin: Temporada 2 (11/06)

Ela está de volta! Lupin, baseada no popular personagem francês de Maurice Leblanc, acompanha um ladrão que virou detetive. A série mostra o personagem de Omar Sy sendo inspirado por esse personagem literário, que desde então domina as artes do disfarce e prestidigitação, além de orquestrar roubos extremamente ambiciosos com um objetivo verdadeiro: vingança por seu pai, que morreu por suicídio na prisão após ser falsamente acusado de roubo pela rica família Pelligrini.

Na segunda temporada, a busca de Assane por vingança contra Hubert Pellegrini continua. Encurralado, ele agora precisa pensar em um novo plano, mesmo que para isso tenha que se colocar em perigo e apostar muito mais alto do que imaginava.

Paternidade (18/06)

Paternidade é um dos novos filmes Netflix que acompanhará a evolução de um pai solteiro, interpretado pelo comediante Kevin Hart. Paul Weitz (de American Pie e Um Novo Garoto) comanda o longa e assina o roteiro ao lado de (Cidade dos Anjos), com base no livro Dois beijos para Maddy: Uma História Real de Amor e de Perda, do autor Matthew Logelin.

Além de Kevin Hart, Alfre Woodard, Lil Rel Howery, DeWanda Wise, Anthony Carrigan, Melody Hurd e Paul Reiser completam o elenco de Paternidade, que promete mesclar emoção e diversão em uma só história ao acompanhar o protagonista na difícil tarefa que muitas mães solteiras vivem diariamente: conciliar a própria rotina com a dos filhos.

Elite: Temporada 4 (18/06)

Os festeiros mais problemáticos e adorados da Netflix voltaram: após as reviravoltas e inúmeras revelações do fim da terceira temporada de Elite, a quarta temporada enfim estará entre nós a partir do dia 18 de junho, fechando uma campanha de divulgação muito bem trabalhada pela plataforma, com quatro curtas antecipando a estreia e acompanhando nossos personagens favoritos em histórias inéditas.

Um novo ano letivo começa no Las Encinas, e enquanto boa parte dos personagens já se formou (e os atores saíram do elenco), novos alunos tomam os corredores do colégio mais elitista da Espanha cujas presenças vão dar o que falar. Um novo diretor assume o colégio, trazendo consigo sua família e os três filhos, Carla Díaz, Martina Cariddi e Manu Rios, adolescentes bastante acostumados a se darem bem, a ter tudo o que querem, doa a quem doer, e que vão colocar em perigo a união e a amizade dos veteranos.

Jumanji (30/06)

Se você já assistiu Zathura: Uma Aventura Espacial ou até mesmo um dos filmes da nova franquia de Jumanji: Bem-vindos à Selva, deve saber que há uma história cativante e de muito respeito por trás dessas obras. Estrelado por ninguém menos que Robin Williams, um dos maiores gênios da comédia, o filme é uma das joias do cinema dos anos 1990, com efeitos visuais antiquados, mas que não estragam em momento nenhum a experiência de acompanhar a história do mais sinistro jogo de tabuleiro inventado.

Em 1969, Alan Parrish (Williams) descobre o Jumanji dentro de um baú enterrado e, quando começa a jogar com uma amiga, ele é logo penalizado a ficar na floresta até que o próximo jogador tire um número específico nos dados. A próxima jogadora não consegue continuar devido a uma penalidade que tomou. O jogo é interrompido e ele fica preso no tabuleiro. 26 anos depois, duas crianças começam a jogar e libertam Alan. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida. Para isso, eles precisam encontrar a outra participante da partida de 1969.

Lista completa de lançamentos na Netflix em junho de 2021

01/06

02/06

03/06

04/06

05/06

07/06

09/06

11/06

12/06

13/06

14/06

15/06

16/06

17/06

18/06

19/06

  • Apesar de Tudo, Amor

21/06

  • Luccas Neto: 2 Babás Muito Esquisitas

23/06

24/06

25/06

28/06

29/06

30/06

As 24 músicas mais tocadas no Brasil em 2020 e 2021


Musicalmente, dá para dizer que o sertanejo está bombando no Brasil! Listamos abaixo as músicas atuais mais tocadas no Brasil nas rádios FM e nas plataformas de streaming.

Confira a seguir a playlist das músicas do momento, as mais ouvidas em todo o Brasil:

1. Facas - Ao Vivo - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

"Facas" é maior sucesso do projeto "Equilíbrio", da dupla sertaneja Diego & Victor Hugo. A canção fala de uma relação já desgastada, onde a mágoa e o ressentimento parecem falar mais alto. Será que "entre duas facas" é possível haver uma conciliação?

2. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

Gravada no DVD Ao Vivo em Fortaleza, a música "Despedida de Casal"ganhou as rádios em janeiro de 2021, tornando-se rapidamente uma das mais pedidas pelos ouvintes. O clipe (ver acima) é de dezembro de 2020. Com um ritmo lento, a música conta uma história triste de uma noite de despedida: "Tá engasgado aqui aquele tchau".

3. Moça do Caixa - Raffa Torres

Raffa Torres é autor de hits gravados por Luan Santana, Marília Mendonça e Jorge & Mateus. Em "Moça do Caixa", ele mostra mais uma vez seu talento como compositor de sucesso.

4. Último Beijo - Bruno & Marrone, Part. Wesley Safadão

Para quem gosta de uma boa sofrência, "Último Beijo" é uma ótima pedida. A canção foi gravada em grande estilo, com a participação de um fã declarado da dupla, Wesley Safadão.

5. Rita - Tierry

"Rita" despontou no final de 2020 e, em pouquíssimo tempo, viralizou, tornando-se uma das músicas mais ouvidas pelos brasileiros em 2021. Com refrão chiclete e letra bem humorada, "Rita" promete bombar nas rádios por bastante tempo.

6. Me Adota - Sandro & Cícero, Part. MC Mirella

Lançada em meados de 2019, "Me Adota" se mantém, dois anos depois, entre as mais ouvidas pelos brasileiros. Vale a pena dar uma olhada no clipe (acima), que conta com a participação da funkeira MC Mirela. A dupla Sandro & Cícero destina parte do dinheiro arrecadado com a música para ajudar animais em situação de risco.

7. Alô, Ambev (Segue Sua Vida) - Zé Neto & Cristiano

A sofrência caiu no gosto da galera. Prova disso é o sucesso de "Alô, Ambev", que conta mais uma história de "fora", com requintes de sofrimento e humilhação. O clipe foi filmado nas instalações da famosa cervejaria, que fez parceria com a dupla Zé Neto & Cristiano.

8. Pulei na Piscina - Guilherme & Benuto

A cena pode até parecer cômica, mas não é. É sofrência pura! Diante da cena da mulher amada beijando outro, não teve jeito: a solução foi pular na piscina pra esconder as lágrimas. O vídeo acima é fruto de um show gravado num drive-in na cidade de Piracicaba (SP).

9. O Tempo Não Espera Ninguém - Michel Teló

"O Tempo Não Espera Ninguém" faz parte do EP Para Ouvir No Fone, gravado no ano de 2020. Com um ritmo lento e um caráter mais introspectivo, a música fala sobre temas importantes da vida, como o amor, a felicidade e o tempo. Música de qualidade com marca registrada do grande Michel Teló.

10. Você Não Vale - Felipe Araújo, Part. Japinha Conde

Gravada com Japinha, da banda Conde do Forró, "Você Não Vale" mistura sertanejo com um ritmo que vem conquistando cada vez mais fãs em todo o Brasil: a pisadinha (uma vertente do forró). A letra traz toda a sofrência e a dor de cotovelo que vem caracterizando as produções nacionais de maior sucesso.

11. Com ou Sem Mim - Gustavo Mioto

Composta por Mioto, Edu Valim e Renan Valim, Com ou Sem Mim foi simplesmente a música mais tocada nas rádios brasileiras no ano de 2020, desbancando grandes sucessos, como "A Gente Fez Amor", de Gusttavo Lima, e "Liberdade Provisória", de Henrique & Juliano.

12. A gente Fez Amor - Gusttavo Lima

Um verdadeiro fenômeno em 2020, "A Gente Fez Amor", do álbum O Embaixador in Cariri, é uma música feita na medida certa: um toque de sentimentalismo, de paixão e um refrão que não sai da cabeça. Além de ter a segunda música mais tocada de 2020, Gusttavo Lima está no topo do ranking dos artistas mais tocados, à frente de Safadão e Luan Santana.

13. Liberdade Provisória - Henrique & Juliano

"Liberdade Provisória" foi a canção mais ouvida na plataforma de streaming Spotify no primeiro semestre de 2020. Num semestre em que a soberania sertaneja foi ameaçada pelo pop estrangeiro, a sofrência da dupla Henrique & Juliano manteve-se na liderança, terminando o ano na 3ª colocação.

14. Pot-Pourri: Melhor Eu Ir/Ligando Os Fatos/Sonho de Amor/Deixa Eu Te Querer (Ao Vivo) - Grupo Menos É Mais

Dentre as mais escutadas no Brasil, também tem lugar para o pagode, bem ao estilo pagodinho anos 90 que nunca sai de moda. O disco Churrasquinho do Menos É Mais, onde está gravado esse pot-pourri, foi um dos mais ouvidos pelos brasileiros em 2020.

15. S de Saudade - Luiza & Maurílio, feat. Zé Neto & Cristiano

"S de Saudade" é a marca registrada da dupla Luiza & Maurílio. A música está fazendo tanto sucesso que a galera já incorporou ao linguajar a expressão "Sextou com S de Saudade". E com a participação da dupla Zé Neto & Cristiano a coisa fica melhor ainda, não é mesmo?

16. Graveto - Marília Mendonça

"Graveto" fechou o ano de 2020 com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube. Um verdadeiro estouro! Em algumas plataformas de streaming, como o Spotify, Marília Mendonça encerrou 2020 como a artista brasileira mais tocada, fazendo jus ao título de "rainha da sofrência".

17. Litrão - Matheus & Kauan

"Litrão" é o primeiro single do projeto 10 Anos na Praia, da dupla sertaneja Matheus & Kauan. Lançada no início de 2020, a música rapidamente entrou na lista das 10 mais ouvidas da plataforma Spotify. O vídeo acima é uma gravação de um show ocorrido no Recife.

18. Água com Açúcar - Luan Santana

Luan Santana realizou ou feito de ser o único músico brasileiro a ter duas músicas no top 20 do ano nas rádios: além da romântica "Água com Açúcar", "Asas" ficou entre os hits mais ouvidos pelos brasileiros. O clipe de "Água com Açúcar" liderou o ranking dos mais vistos no mês de maio de 2020.

19. Sentadão - Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro

Também tem lugar para o funk nas paradas de sucesso. Na verdade, o estilo é o brega-funk, um ritmo de origem pernambucana que mistura o funk carioca com o arrocha e o brega. O ritmo não é novo, mas ganhou repercussão nacional sobretudo a partir de 2018.

20. Amoreco - Simone & Simaria

Lançada em fevereiro de 2020, "Amoreco" (composição de Tierry e Duguinho) em pouco tempo entrou nas paradas de sucesso: em menos de um mês, a música já somava mais de 15 milhões de visualizações no YouTube.

21. Oh Juliana - Niack

O jovem Niack estreou em 2020 e já é um dos nomes mais comentados na cena do funk. Seu principal hit, "Oh Juliana", chegou ao topo das mais ouvidas do Spotify em julho de 2020.

22. Aí Eu Bebo - Maiara & Maraisa

O ano de 2020 começou bem para a dupla Maiara & Maraisa: "Aí Eu Bebo", que faz parte do EP Aqui em Casa, manteve-se por várias semanas no topo da lista das mais tocadas das rádios brasileiras entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. A letra tem altas doses de sofrimento e, como o próprio título revela, elevadíssimo teor etílico.

23. Barzinho Aleatório - Zé Neto & Cristiano

A dupla de São José do Rio Preto aposta na fórmula sofrência + bar para emplacar mais um sucesso estrondoso. "Barzinho Aleatório" narra as emoções de uma noite em que as coisas não deram lá muito certo... Conclusão: "Chorei mas não olhei pra trás".

24. Declaração pro Bar - Guilherme & Benuto

Um elogio ao bar. Mais do que isso: uma declaração. Contrariando a maioria das músicas sertanejas, desta vez o alvo não é a pessoa amada (ou odiada), mas o estabelecimento que, segundo a canção, sempre recebe tão bem e onde se aprende tanto sobre a vida.


     PUBLICADO POR VALDETE FREITAS

EM 30/06/2021


22/03/2021 15:10:37

Os Top 10 Melhores Livros Para Adolescentes e Jovens de 2021

Quais os melhores livros para jovens e adolescentes de 2021? Quais os livros que todos os jovens e adolescentes deveriam ler? Qual a lista dos melhores livros para adolescentes? Calma! Vamos te ajudar!

Os Top 10 Melhores Livros Para Adolescentes e Jovens de 2021

Veja a seleção dos melhores livros de 2021 para jovens e adolescentes.

1

A rainha vermelha

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Saiba mais

A rainha vermelha

2

Os 7 hábitos dos adolescentes altamente eficazes

O guia definitivo para o sucesso dos adolescentes. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey é um best-seller mundial que já ajudou leitores em todo o mundo a alcançarem a transformação pessoal. Neste livro, com bom humor e inteligência, Sean Covey baseia-se no best-seller escrito por seu pai e aplica aos jovens os princípios clássicos dos 7 hábitos. Um livro que ensina a resgatar o prazer da união, da compreensão e da convivência e a construir uma vida familiar harmoniosa, sólida e amorosa, que perpetue ao longo das gerações. Esta edição revista e atualizada é uma leitura indispensável para adolescentes, pais, professores, psicólogos ou qualquer adulto que lide com adolescentes. Uma obra repleta de sentimento, conselhos valiosos e respostas para os desafios familiares mais comuns no conturbado mundo de hoje.

Saiba mais

Os 7 hábitos dos adolescentes altamente eficazes

3

Manual de sobrevivência do adolescente: os Spoilers que Ninguém te Contou

No seu canal no YouTube, Camila Loures conversa com a galera sobre todos os assuntos, mas algumas dúvidas sempre se repetem: Por que os pais da gente dizem tanto “não”? Vale a pena ficar com o BFF? Ser virgem está fora de moda? O Manual de Sobrevivência do Adolescente foi feito para quem achava que estava sozinho em um mar de perguntas. Do vício na internet à perseguição na escola; da ansiedade de agradar o grupo às armadilhas do álcool, tá tudo aqui. Quem diria que a vida pode vir com manual?

Saiba mais

Manual de sobrevivência do adolescente: os Spoilers que Ninguém te Contou

4

Memórias póstumas de Brás Cubas

Em 1881, Machado de Assis lançou aquele que seria um divisor de águas não só em sua obra, mas na literatura brasileira: Memórias póstumas de Brás Cubas. Ao mesmo tempo em que marca a fase mais madura do autor, o livro é considerado a transição do romantismo para o realismo. Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de Memórias póstumas, misturando elegância e abuso, refinamento e humor negro, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura. Sua história, uma celebração do nada que foi sua vida, foi transformada em filmes, peças e HQs, e teve incontáveis edições no Brasil e no mundo, conquistando admiradores que vão de Susan Sontag a Woody Allen. Esta edição reproduz o prólogo do próprio autor à terceira edição do livro, em que ele responde às dúvidas dos primeiros leitores. Traz ainda prefácio de Hélio de Seixas Guimarães, professor livre-docente na USP e pesquisador do CNPq, e estabelecimento de texto e notas de Marta de Senna, cocriadora e editora da revista eletrônica Machado de Assis em Linha, e Marcelo Diego, pesquisador da obra de Machado na Universidade Princeton.

Saiba mais

Memórias póstumas de Brás Cubas

5

A Menina que Roubava Livros

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público. Best-seller da Veja

Saiba mais

A Menina que Roubava Livros

6

Caçador De Pipas. Graphic Novel

Amir e Hassan. A inesquecível história de uma amizade que ultrapassou todas as barreiras. Uma história de perda e de uma dolorosa redenção contra o pano de fundo de paisagens, rostos e a cultura de um país castigado pela violência e pelos conflitos. Um país que continua lutando para recuperar a esperança.Baseada no grande best-seller internacional, hoje já um clássico, um romance em quadrinhos para encher os olhos do leitor.

Saiba mais

Caçador De Pipas. Graphic Novel

7

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Uma nova edição impressionante de Harry Potter e a Pedra Filosofal! Experimente a história de magia mais amada do mundo de uma nova forma. Totalmente ilustrada em cores brilhantes, com capa dura e elementos interativos artesanais em papel, criados pelo premiado estúdio MinaLima, essa nova versão do primeiro livro da série Harry Potter vai encantar os leitores de todas as idades!

Saiba mais

Harry Potter e a Pedra Filosofal

8

O Mundo de Sofia

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Saiba mais

O Mundo de Sofia

9

O Menino do Pijama Listrado

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. "Um livro maravilhoso." - The Guardian "Intenso e perturbador [...] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época." - USA Today "Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição." - The Irish Independent

Saiba mais

O Menino do Pijama Listrado

10

A Cinco Passos de Você

O livro do emocionante filme com Cole Sprouse e Haley Lu Richardson Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a cinco passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?

Saiba mais




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS: Ontem, Hoje e Sempre

DICAS PARA O ENEM e LIVROS

OUTUBRO-Leitura/Feriado e Diversão