MÚSICA...DANÇA...CULTURA 2021


CONEXÃO MÚSICA...DANÇA 2021
#FIQUEEMCASA

                    PUBLICADO POR VALDETE FREITAS 
            EM 15/03/2021

Dança do Brasil

dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forróaxé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rockpoppop rockK-popheavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo. Por isso podemos deduzir que as danças brasileiras tem origem de diferentes lugares no mundo.

Origem e descendência dos Ritmos

  • Bolero - Descendência cuba.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem Brasil - influência europeia e africana - descendência baiana.
  • Pagode - Origem no samba.
  • Samba de gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no R&B e country - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - influencia europeia - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zouk com desenvolvimento no Brasil.
  • Zouk - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Choro - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil.
  • Free Step - É a evolução do antigo rebolation, que é a evolução de uma outra dança, o Charleston.
  • Xaxado- dança típica do nordeste, originaria de Pernambuco.

Referências

Ver também


pessoas dançando

É ritmo que você quer? Conheça as diversas danças brasileiras

As danças brasileiras estão entre as maiores expressões da cultura popular. Elas trazem a história do país e são recheadas de encontros de culturas e miscigenação. Através desses encontros é que surgiram os mais diversos ritmos no decorrer do tempo.

Entre os ritmos mais tradicionais estão aqueles formados pela mistura de influências indígenas, africanas e europeias. Os escravos foram grandes responsáveis por trazer, principalmente, instrumentos de percussão que marcam vários ritmos considerados tradicionais no Brasil.

Por esse e por vários motivos, conhecer as danças brasileiras é um modo de descobrir mais sobre a nossa história. Embora algumas tenham sido bem disseminadas por todo o território, outras ainda não são tão conhecidas por boa parte das pessoas.

Que tal ficar sabendo um pouquinho mais sobre os principais ritmos populares do país? Não deixe de conferir a lista que fizemos para você!

10 danças brasileiras que você precisa conhecer

1. Samba

homem tocando pandeiro
O samba é o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo inteiro e possui diversas variações. Fonte da imagem: Prefeitura de São Paulo.

O samba é, com certeza, o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo inteiro. A origem dele está nos instrumentos trazidos para o Brasil pelos escravos africanos. Entre os principais estão o atabaque, tamborim, cavaquinho, pandeiro e reco-reco. Variações foram sendo criadas ao longo do tempo, mas o samba de roda e o samba de gafieira são as mais populares.

2. Pau de fitas

Pau de fitas é uma das danças brasileiras de origem portuguesa que hoje é típica no sul do país. Os participantes formam uma roda em volta de um mastro cheio de fitas com o objetivo de formar um trançado ao final da apresentação. Para isso, cada um segura a ponta de uma fita e todos começam a dançar ao som do cavaquinho, viola, acordeão e pandeiro.

3. Carimbó

Originado em Belém do Pará, o carimbó tem suas raízes em ritmos africanos que foram ganhando elementos europeus e influências indígenas.

Assim como outras danças brasileiras, é conhecido por outros nomes, como Baião Típico de Marajó e Samba de Roda do Marajó. A dança acontece em dupla. A mulher faz belos movimentos favorecidos pelas volumosas saias coloridas enquanto o homem bate palmas.

4. Bumba-meu-boi

dança do bumba-meu-boi
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o bumba-meu-boi é uma das danças brasileiras mais típicas. Fonte da imagem: G1. Autor: Frank Cunha

Conhecida também como boi-bumbá, o bumba-meu-boi é uma das danças brasileiras mais típicas e está presente em vários estados do Norte e Nordeste. Tanto que foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Mais do que uma dança, uma lenda é contada durante a apresentação. A história é de uma escrava grávida que estava com desejo de comer língua de boi. A pedido dela, o marido mata o boi preferido do fazendeiro. O julgamento dele acontece durante a dança, que é seguida de festa porque o boi é ressuscitado.

5. Frevo

Principalmente durante o carnaval, o frevo é uma das danças brasileiras mais lembradas. Ela surgiu no começo do século 20 em Pernambuco e foi ganhando outros estados por meio dos trios elétricos. A sombrinha colorida e as roupas com cores vibrantes chamam a atenção junto aos passos que misturam saltos, ballet, capoeira e até malabarismos.

6. Maracatu

pessoas dançando Maracatu
O maracatu é uma das danças brasileiras lembradas por suas características religiosas africanas e espiritualidade. Fonte da imagem: Pé no Carnaval.

Também originado em Pernambuco durante o período colonial, o maracatu é formado por uma mistura da cultura indígena, africana e portuguesa. Vestindo roupas coloridas, os participantes tocam, dançam e cantam.

A dança traz características religiosas africanas, o que faz com que ela seja lembrada pela espiritualidade. Tambores, caixas, gonguês e ganzás são instrumentos que não podem faltar.

7. Forró

Antes chamado de “bate-chinela” ou “arrasta-pé”, o forró virou um dos ritmos queridinhos dos brasileiros. Ele nasceu de uma mistura de vários gêneros musicais do sertão nordestino.

O triângulo, a sanfona e a zabumba são os principais instrumentos musicais utilizados. Além disso, é outra das danças brasileiras feitas em dupla e que caiu no gosto de pessoas de todas as regiões.

8. Baião

O baião é um ritmo popular bem parecido com o forró devido à dança feita em par, aos movimentos e às temáticas das músicas, que tratam dos desafios vividos pelos nordestinos.

Ele recebeu fortes influências tanto da música caipira quanto das danças indígenas. Foi com Luiz Gonzaga que o gênero ganhou popularidade e passou a ser tocado pelo país inteiro.

9. Jongo

pessoas dançando jongo
O jongo é uma dança brasileira de roda que utiliza instrumentos de percussão e é acompanhada por cantos e palmas dos participantes. Fonte da imagem: Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

O jongo é mais uma dança de origem africana, mais especificamente de Angola, que acontece em roda e utiliza instrumentos de percussão.

Assim como outras danças brasileiras, é acompanhada pelo canto e palmas dos participantes. No jongo, um casal por vez vai para o centro da roda e dança de forma bem divertida, dando as famosas umbigadas.

10. Coco

Tradicional na cultura nordestina, principalmente no litoral, o coco surgiu dentro dos quilombos a partir do som da quebra dos cocos para retirar amêndoas. Junto do canto e da dança, o coco virou uma forma de transmissão da tradição quilombola.

Você já tinha ouvido falar de todas essas danças brasileiras? Conhece outra que tenha ficado de fora desta lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

 MÚSICA:

As 24 músicas mais tocadas no Brasil em 2020 e 2021


Musicalmente, dá para dizer que o sertanejo está bombando no Brasil! Listamos abaixo as músicas atuais mais tocadas no Brasil nas rádios FM e nas plataformas de streaming.

Confira a seguir a playlist das músicas do momento, as mais ouvidas em todo o Brasil:

1. Facas - Ao Vivo - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

"Facas" é maior sucesso do projeto "Equilíbrio", da dupla sertaneja Diego & Victor Hugo. A canção fala de uma relação já desgastada, onde a mágoa e o ressentimento parecem falar mais alto. Será que "entre duas facas" é possível haver uma conciliação?

2. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

Gravada no DVD Ao Vivo em Fortaleza, a música "Despedida de Casal"ganhou as rádios em janeiro de 2021, tornando-se rapidamente uma das mais pedidas pelos ouvintes. O clipe (ver acima) é de dezembro de 2020. Com um ritmo lento, a música conta uma história triste de uma noite de despedida: "Tá engasgado aqui aquele tchau".

3. Moça do Caixa - Raffa Torres

Raffa Torres é autor de hits gravados por Luan Santana, Marília Mendonça e Jorge & Mateus. Em "Moça do Caixa", ele mostra mais uma vez seu talento como compositor de sucesso.

4. Último Beijo - Bruno & Marrone, Part. Wesley Safadão

Para quem gosta de uma boa sofrência, "Último Beijo" é uma ótima pedida. A canção foi gravada em grande estilo, com a participação de um fã declarado da dupla, Wesley Safadão.

5. Rita - Tierry

"Rita" despontou no final de 2020 e, em pouquíssimo tempo, viralizou, tornando-se uma das músicas mais ouvidas pelos brasileiros em 2021. Com refrão chiclete e letra bem humorada, "Rita" promete bombar nas rádios por bastante tempo.

6. Me Adota - Sandro & Cícero, Part. MC Mirella

Lançada em meados de 2019, "Me Adota" se mantém, dois anos depois, entre as mais ouvidas pelos brasileiros. Vale a pena dar uma olhada no clipe (acima), que conta com a participação da funkeira MC Mirela. A dupla Sandro & Cícero destina parte do dinheiro arrecadado com a música para ajudar animais em situação de risco.

7. Alô, Ambev (Segue Sua Vida) - Zé Neto & Cristiano

A sofrência caiu no gosto da galera. Prova disso é o sucesso de "Alô, Ambev", que conta mais uma história de "fora", com requintes de sofrimento e humilhação. O clipe foi filmado nas instalações da famosa cervejaria, que fez parceria com a dupla Zé Neto & Cristiano.

8. Pulei na Piscina - Guilherme & Benuto

A cena pode até parecer cômica, mas não é. É sofrência pura! Diante da cena da mulher amada beijando outro, não teve jeito: a solução foi pular na piscina pra esconder as lágrimas. O vídeo acima é fruto de um show gravado num drive-in na cidade de Piracicaba (SP).

9. O Tempo Não Espera Ninguém - Michel Teló

"O Tempo Não Espera Ninguém" faz parte do EP Para Ouvir No Fone, gravado no ano de 2020. Com um ritmo lento e um caráter mais introspectivo, a música fala sobre temas importantes da vida, como o amor, a felicidade e o tempo. Música de qualidade com marca registrada do grande Michel Teló.

10. Você Não Vale - Felipe Araújo, Part. Japinha Conde

Gravada com Japinha, da banda Conde do Forró, "Você Não Vale" mistura sertanejo com um ritmo que vem conquistando cada vez mais fãs em todo o Brasil: a pisadinha (uma vertente do forró). A letra traz toda a sofrência e a dor de cotovelo que vem caracterizando as produções nacionais de maior sucesso.

11. Com ou Sem Mim - Gustavo Mioto

Composta por Mioto, Edu Valim e Renan Valim, Com ou Sem Mim foi simplesmente a música mais tocada nas rádios brasileiras no ano de 2020, desbancando grandes sucessos, como "A Gente Fez Amor", de Gusttavo Lima, e "Liberdade Provisória", de Henrique & Juliano.

12. A gente Fez Amor - Gusttavo Lima

Um verdadeiro fenômeno em 2020, "A Gente Fez Amor", do álbum O Embaixador in Cariri, é uma música feita na medida certa: um toque de sentimentalismo, de paixão e um refrão que não sai da cabeça. Além de ter a segunda música mais tocada de 2020, Gusttavo Lima está no topo do ranking dos artistas mais tocados, à frente de Safadão e Luan Santana.

13. Liberdade Provisória - Henrique & Juliano

"Liberdade Provisória" foi a canção mais ouvida na plataforma de streaming Spotify no primeiro semestre de 2020. Num semestre em que a soberania sertaneja foi ameaçada pelo pop estrangeiro, a sofrência da dupla Henrique & Juliano manteve-se na liderança, terminando o ano na 3ª colocação.

14. Pot-Pourri: Melhor Eu Ir/Ligando Os Fatos/Sonho de Amor/Deixa Eu Te Querer (Ao Vivo) - Grupo Menos É Mais

Dentre as mais escutadas no Brasil, também tem lugar para o pagode, bem ao estilo pagodinho anos 90 que nunca sai de moda. O disco Churrasquinho do Menos É Mais, onde está gravado esse pot-pourri, foi um dos mais ouvidos pelos brasileiros em 2020.

15. S de Saudade - Luiza & Maurílio, feat. Zé Neto & Cristiano

"S de Saudade" é a marca registrada da dupla Luiza & Maurílio. A música está fazendo tanto sucesso que a galera já incorporou ao linguajar a expressão "Sextou com S de Saudade". E com a participação da dupla Zé Neto & Cristiano a coisa fica melhor ainda, não é mesmo?

16. Graveto - Marília Mendonça

"Graveto" fechou o ano de 2020 com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube. Um verdadeiro estouro! Em algumas plataformas de streaming, como o Spotify, Marília Mendonça encerrou 2020 como a artista brasileira mais tocada, fazendo jus ao título de "rainha da sofrência".

17. Litrão - Matheus & Kauan

"Litrão" é o primeiro single do projeto 10 Anos na Praia, da dupla sertaneja Matheus & Kauan. Lançada no início de 2020, a música rapidamente entrou na lista das 10 mais ouvidas da plataforma Spotify. O vídeo acima é uma gravação de um show ocorrido no Recife.

18. Água com Açúcar - Luan Santana

Luan Santana realizou ou feito de ser o único músico brasileiro a ter duas músicas no top 20 do ano nas rádios: além da romântica "Água com Açúcar", "Asas" ficou entre os hits mais ouvidos pelos brasileiros. O clipe de "Água com Açúcar" liderou o ranking dos mais vistos no mês de maio de 2020.

19. Sentadão - Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro

Também tem lugar para o funk nas paradas de sucesso. Na verdade, o estilo é o brega-funk, um ritmo de origem pernambucana que mistura o funk carioca com o arrocha e o brega. O ritmo não é novo, mas ganhou repercussão nacional sobretudo a partir de 2018.

20. Amoreco - Simone & Simaria

Lançada em fevereiro de 2020, "Amoreco" (composição de Tierry e Duguinho) em pouco tempo entrou nas paradas de sucesso: em menos de um mês, a música já somava mais de 15 milhões de visualizações no YouTube.

21. Oh Juliana - Niack

O jovem Niack estreou em 2020 e já é um dos nomes mais comentados na cena do funk. Seu principal hit, "Oh Juliana", chegou ao topo das mais ouvidas do Spotify em julho de 2020.

22. Aí Eu Bebo - Maiara & Maraisa

O ano de 2020 começou bem para a dupla Maiara & Maraisa: "Aí Eu Bebo", que faz parte do EP Aqui em Casa, manteve-se por várias semanas no topo da lista das mais tocadas das rádios brasileiras entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. A letra tem altas doses de sofrimento e, como o próprio título revela, elevadíssimo teor etílico.

23. Barzinho Aleatório - Zé Neto & Cristiano

A dupla de São José do Rio Preto aposta na fórmula sofrência + bar para emplacar mais um sucesso estrondoso. "Barzinho Aleatório" narra as emoções de uma noite em que as coisas não deram lá muito certo... Conclusão: "Chorei mas não olhei pra trás".

24. Declaração pro Bar - Guilherme & Benuto

Um elogio ao bar. Mais do que isso: uma declaração. Contrariando a maioria das músicas sertanejas, desta vez o alvo não é a pessoa amada (ou odiada), mas o estabelecimento que, segundo a canção, sempre recebe tão bem e onde se aprende tanto sobre a vida.

Gostou? Veja também:

                                            PUBLICADO POR VALDETE FREITAS
                                                      EM 13/05/2021

As músicas mais tocadas no Brasil em 2021


Além do sertanejo, que dominou 2020, outros estilos estão agitando a galera em 2021: tem forró eletrônico, trap, pisadinha, pop... Bora conferir, mês a mês, quais são as músicas mais escutadas pelos brasileiros em 2021?

Top 10 março

1. Tapão na Raba - Raí Saia Rodada

A mistura de forró, brega eletrônico e hits da música pop internacional deu em "Tapão na Raba", canção que alavancou o nome de Raí Saia Rodada ao topo das paradas de sucesso em todo país. No final de março, o clipe oficial, filmado num estilo faroeste, já tinha superado 90 milhões de visualizações em pouco mais de um mês no ar.

2. Batom de Cereja - Israel & Rodolffo

Em meados de março, "Batom na Cereja", que está no DVD Aqui e Agora - Volume 1, emplacou um incrível 79º lugar entre as músicas mais tocadas em todo o mundo no Spotify. Neste serviço de streaming, a música alcançou mais de 8 milhões de execuções na semana do dia 18/03.

3. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

O tempo passa, e "Esquema Preferido" continua bombando nas rádios e serviços de streaming de todo o país. Sinal de que a pisadinha ganhou o coração dos brasileiros de uma vez por todas!

4. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outro hit que não sai das primeiras posições há algum tempo é "Facas", que superou as 13 milhões de execuções em apenas uma semana no YouTube (12 a 18 de março), quando completou 18 semanas nas paradas dessa plataforma. "Facas" chegou ao final do mês de março há 21 semanas no ranking das mais tocadas nas rádios de todo o país.

5. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

1º lugar em janeiro, 4º em fevereiro, "Despedida de Casal" continua firme e forte dentre as mais ouvidas no Brasil, com destaque para a audiência nas rádios, onde a música não sai das primeiras posições há um bom tempo.

6. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

A 2ª mais tocada em fevereiro se mantém em alta, provando que a pisadinha vem quebrando a hegemonia sertaneja no país. No Spotify, a canção ocupava a 3ª posição na semana do dia 18 de março, com quase 6 milhões de execuções - mais ou menos o mesmo número de visualizações no YouTube entre 12 e 18 deste mês.

7. Alô, Ambev (Segue Sua Vida) - Zé Neto & Cristiano

Confirmado a predominância sertaneja no Brasil, "Alô, Ambev" ressurge no ranking das mais tocadas, após ter bombado nas rádios no final de 2020 - foi a segunda música mais tocada em novembro. Na semana do dia 18 de março, foram mais de 4 milhões de execuções no Spotify, onde ocupa a 7ª posição.

8. Lance Individual - Jorge & Mateus

Lançada no final de 2020, "Lance Individual", do EP Tudo em Paz Volume 1, continua entre as mais escutadas do país. Só na semana do dia 18 de março, foram quase 4 milhões de execuções no Spotify. Nas rádios, o sucesso é absoluto - a música se manteve no ranking divulgado pela Crowley desde o final de 2020.

9. Não Pode se Apaixonar - Xand Avião, DJ Ivis, MC Danny

A parceria de Xand Avião com DJ Ivis é antiga e tem o selo do sucesso. No mês de março, "Não Pode se Apaixonar" bombou no Tik Tok e na semana do dia 18 ocupava a 5ª posição dentre as mais tocadas no YouTube, com mais de 11 milhões de execuções em apenas uma semana.

10. Acaso - Vitor Fernandes

O sucesso nacional do Rei do Piseiro vem na esteira do sucesso estrondoso da pisadinha, um dos ritmos preferidos do brasileiro atualmente. A música vem subindo semana a semana no Top 200 do Spotify, chegando ao final do mês de março na 16ª posição. No YouTube, são quase 90 milhões de visualizações até a última semana do mês.

Top 10 fevereiro

1. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

"Esquema Preferido" começou fevereiro no topo do Spotify, com mais de 6 milhões de execuções apenas na primeira semana do mês. Lançada no projeto Da Roça Pra Cidade, da banda Os Barões da Pisadinha, "Esquem Preferido" promete pôr muita gente pra dançar ao longo de 2021.

2. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

O hit "Ele É Ele, Eu Sou Eu", que chegou a alcançar o topo da plataforma Spotify em janeiro, entrou em fevereiro como uma das músicas mais ouvidas no Brasil, com quase 7,3 milhões de visualizações em apenas uma semana no YouTube. Safadão com Barões da Pisadinha é sucesso na certa!

3. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

"Facas", uma das mais ouvidas de janeiro, abriu fevereiro como a mais executada do YouTube, com quase 9 milhões de visualizações. Lançada em outubro de 2020, a música alcançou em menos de quatro meses 61,5 milhões de visualizações na plataforma.

4. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

Sucesso absoluto de 2020, Mioto continua no topo em 2021. "Despedida de Casal", que já apareceu no nosso ranking do mês de janeiro, continua bombando em fevereiro, sobretudo nas rádios, onde se mantém nas primeiras colocações.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Sucesso em janeiro, Tarcísio do Acordeon mantém-se entre os primeiros com "Meia Noite". Só no Spotify, foram 5,2 milhões de execuções na primeira semana de fevereiro. Nesta mesma semana, foram 5 milhões de visualizações no YouTube.

6. Mds - Kawe & Lele JP

A música foi lançada no meio de 2020, mas em 2021 o hit "Mds" continua bombando. No estilo trap (um subgênero do rap), "Mds" vem alcançando números impressionantes: no Spotify, entrou fevereiro com mais de 630 mil execuções diárias e quase 12 milhões de visualizações semanais no YouTube.

7. Tenho Medo - Zé Vaqueiro

"Tenho Medo" é mais um grande sucesso de Zé Vaqueiro, um dos artistas brasileiros mais escutados de 2021. Até o dia 4 de fevereiro, as 26 músicas do pernambucano superaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Destaque para "Tenho Medo", que só na primeira semana de fevereiro superou 8 milhões de views na plataforma.

8. Troca de Calçada - Marília Mendonça

Em "Troca de Calçada", a Rainha da Sofrência faz uma emocionante homenagem às prostitutas. Lançada no final de janeiro, a música rapidamente virou assunto, entrando para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter. Em apenas 10 dias, a música alcançou extraordinárias 10 milhões de visualizações no YouTube.

9. MODO TURBO - Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta

"MODO TURBO" é aquela música para ouvir e ver, já que o clipe é cheio de efeitos especiais e uma narrativa que envolve personagens ao estilo RPG. O clipe foi uma sensação no início de 2021, entrando em fevereiro com cerca de 70 milhões de visualizações no YouTube, apenas um mês após ser divulgado.

10. Letícia - Zé Vaqueiro

Após um janeiro impecável, "Letícia" continua bombando em fevereiro nas plataformas de streaming. Ainda que nas rádios o desempenho não seja lá muito bom, no YouTube o clipe se mantém entre os 10 mais vistos no início do mês. É o forró dominando as paradas de sucesso.

Top 10 janeiro

1. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

"Despedida de Casal" dominou as rádios em boa parte do mês de janeiro, mantendo-se nas primeiras posições ao longo de três semanas. É mais um sucesso do fenômeno Gustavo Mioto, que em 2020 conseguiu emplacar "Com ou Sem Mim", o hit mais tocado nas rádios naquele ano.

2. Letícia - Zé Vaqueiro

Lançada no final de 2020, "Letícia" foi um das mais músicas mais executadas no YouTube no início do ano, chegando a mais de 11 milhões de visualizações numa única semana! Conhecido pelo seu vozeirão,o jovem forrozeiro desponta como uma das sensações de 2021.

3. Moça do Caixa - Raffa Torres

Sucesso do final de 2020, "Moça do Caixa" se manteve nas primeiras colocações do ranking das mais tocadas ao longo de todo mês de janeiro de 2021. Mais um sucesso de Raffa Torres, que é compositor de hits gravados por Luan Santana, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.

4. Facas - Ao Vivo - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outra música que se manteve todo o mês de janeiro ocupando as primeiras posições do ranking das mais tocadas nas rádios é "Facas", que também aparece no top 10 do Spotify no final desse mês.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Tarcísio do Acordeon começou 2021 no topo das paradas. Unindo a sanfona do forró com a batida do mais novo sucesso nacional, a pisadinha, Tarcísio conseguiu manter "Meia Noite" nas primeiras posições do ranking do Spotify, com mais de cinco milhões de execuções semanais.

6. Recairei (Ao Vivo) - Os Barões da Pisadinha

A banda de forró eletrônico e tecnobrega Os Barões da Pisadinha começou 2021 voando baixo. "Recairei" terminou janeiro como uma das mais músicas mais executadas nas plataformas Spotify e YouTube.

7. Último Beijo - Bruno & Marrone, Part. Wesley Safadão

"Último Beijo" não saiu do top 5 das rádios ao longo de todo o mês de janeiro. Para quem gosta de uma boa sofrência, "Último Beijo" é uma ótima pedida. A canção foi gravada em grande estilo, com a participação de um fã declarado da dupla, Wesley Safadão.

8. Rita - Tierry

Além de cantor, Tierry é um compositor de muito sucesso. Já gravaram músicas suas nomes como Ivete Sangalo, Marília Mendonça e Maria Bethânia! Sucesso de 2020, "Rita" passou janeiro inteiro no top 10 das rádios e chegou a ter 8 milhões de visualizações numa única semana no YouTube.

9. Amor ou o Litrão - Mila, Menor Nico e Petter Ferraz

"Amor ou o Litrão" estourou no final de 2020 como um dos grandes hits do verão. Na primeira semana de janeiro, a música estava no topo das mais executadas do YouTube, com nada menos que 11,6 milhões de acessos em apenas sete dias! Sucesso absoluto.

10. Foi Pá Pum - Simone & Simaria

"Foi Pá Pum", que faz parte do EP Debaixo do Meu Telhado, começou 2021 como o grande hit das coleguinhas, atingindo, já nos primeiros dias de janeiro, mais de 60 milhões de views no YouTube.

Gostou? Veja também:





As músicas mais tocadas no Brasil em 2021


Além do sertanejo, que dominou 2020, outros estilos estão agitando a galera em 2021: tem forró eletrônico, trap, pisadinha, pop... Bora conferir, mês a mês, quais são as músicas mais escutadas pelos brasileiros em 2021?

Top 10 março

1. Tapão na Raba - Raí Saia Rodada

A mistura de forró, brega eletrônico e hits da música pop internacional deu em "Tapão na Raba", canção que alavancou o nome de Raí Saia Rodada ao topo das paradas de sucesso em todo país. No final de março, o clipe oficial, filmado num estilo faroeste, já tinha superado 90 milhões de visualizações em pouco mais de um mês no ar.

2. Batom de Cereja - Israel & Rodolffo

Em meados de março, "Batom na Cereja", que está no DVD Aqui e Agora - Volume 1, emplacou um incrível 79º lugar entre as músicas mais tocadas em todo o mundo no Spotify. Neste serviço de streaming, a música alcançou mais de 8 milhões de execuções na semana do dia 18/03.

3. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

O tempo passa, e "Esquema Preferido" continua bombando nas rádios e serviços de streaming de todo o país. Sinal de que a pisadinha ganhou o coração dos brasileiros de uma vez por todas!

4. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outro hit que não sai das primeiras posições há algum tempo é "Facas", que superou as 13 milhões de execuções em apenas uma semana no YouTube (12 a 18 de março), quando completou 18 semanas nas paradas dessa plataforma. "Facas" chegou ao final do mês de março há 21 semanas no ranking das mais tocadas nas rádios de todo o país.

5. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

1º lugar em janeiro, 4º em fevereiro, "Despedida de Casal" continua firme e forte dentre as mais ouvidas no Brasil, com destaque para a audiência nas rádios, onde a música não sai das primeiras posições há um bom tempo.

6. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

A 2ª mais tocada em fevereiro se mantém em alta, provando que a pisadinha vem quebrando a hegemonia sertaneja no país. No Spotify, a canção ocupava a 3ª posição na semana do dia 18 de março, com quase 6 milhões de execuções - mais ou menos o mesmo número de visualizações no YouTube entre 12 e 18 deste mês.

7. Alô, Ambev (Segue Sua Vida) - Zé Neto & Cristiano

Confirmado a predominância sertaneja no Brasil, "Alô, Ambev" ressurge no ranking das mais tocadas, após ter bombado nas rádios no final de 2020 - foi a segunda música mais tocada em novembro. Na semana do dia 18 de março, foram mais de 4 milhões de execuções no Spotify, onde ocupa a 7ª posição.

8. Lance Individual - Jorge & Mateus

Lançada no final de 2020, "Lance Individual", do EP Tudo em Paz Volume 1, continua entre as mais escutadas do país. Só na semana do dia 18 de março, foram quase 4 milhões de execuções no Spotify. Nas rádios, o sucesso é absoluto - a música se manteve no ranking divulgado pela Crowley desde o final de 2020.

9. Não Pode se Apaixonar - Xand Avião, DJ Ivis, MC Danny

A parceria de Xand Avião com DJ Ivis é antiga e tem o selo do sucesso. No mês de março, "Não Pode se Apaixonar" bombou no Tik Tok e na semana do dia 18 ocupava a 5ª posição dentre as mais tocadas no YouTube, com mais de 11 milhões de execuções em apenas uma semana.

10. Acaso - Vitor Fernandes

O sucesso nacional do Rei do Piseiro vem na esteira do sucesso estrondoso da pisadinha, um dos ritmos preferidos do brasileiro atualmente. A música vem subindo semana a semana no Top 200 do Spotify, chegando ao final do mês de março na 16ª posição. No YouTube, são quase 90 milhões de visualizações até a última semana do mês.

Top 10 fevereiro

1. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

"Esquema Preferido" começou fevereiro no topo do Spotify, com mais de 6 milhões de execuções apenas na primeira semana do mês. Lançada no projeto Da Roça Pra Cidade, da banda Os Barões da Pisadinha, "Esquem Preferido" promete pôr muita gente pra dançar ao longo de 2021.

2. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

O hit "Ele É Ele, Eu Sou Eu", que chegou a alcançar o topo da plataforma Spotify em janeiro, entrou em fevereiro como uma das músicas mais ouvidas no Brasil, com quase 7,3 milhões de visualizações em apenas uma semana no YouTube. Safadão com Barões da Pisadinha é sucesso na certa!

3. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

"Facas", uma das mais ouvidas de janeiro, abriu fevereiro como a mais executada do YouTube, com quase 9 milhões de visualizações. Lançada em outubro de 2020, a música alcançou em menos de quatro meses 61,5 milhões de visualizações na plataforma.

4. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

Sucesso absoluto de 2020, Mioto continua no topo em 2021. "Despedida de Casal", que já apareceu no nosso ranking do mês de janeiro, continua bombando em fevereiro, sobretudo nas rádios, onde se mantém nas primeiras colocações.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Sucesso em janeiro, Tarcísio do Acordeon mantém-se entre os primeiros com "Meia Noite". Só no Spotify, foram 5,2 milhões de execuções na primeira semana de fevereiro. Nesta mesma semana, foram 5 milhões de visualizações no YouTube.

6. Mds - Kawe & Lele JP

A música foi lançada no meio de 2020, mas em 2021 o hit "Mds" continua bombando. No estilo trap (um subgênero do rap), "Mds" vem alcançando números impressionantes: no Spotify, entrou fevereiro com mais de 630 mil execuções diárias e quase 12 milhões de visualizações semanais no YouTube.

7. Tenho Medo - Zé Vaqueiro

"Tenho Medo" é mais um grande sucesso de Zé Vaqueiro, um dos artistas brasileiros mais escutados de 2021. Até o dia 4 de fevereiro, as 26 músicas do pernambucano superaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Destaque para "Tenho Medo", que só na primeira semana de fevereiro superou 8 milhões de views na plataforma.

8. Troca de Calçada - Marília Mendonça

Em "Troca de Calçada", a Rainha da Sofrência faz uma emocionante homenagem às prostitutas. Lançada no final de janeiro, a música rapidamente virou assunto, entrando para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter. Em apenas 10 dias, a música alcançou extraordinárias 10 milhões de visualizações no YouTube.

9. MODO TURBO - Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta

"MODO TURBO" é aquela música para ouvir e ver, já que o clipe é cheio de efeitos especiais e uma narrativa que envolve personagens ao estilo RPG. O clipe foi uma sensação no início de 2021, entrando em fevereiro com cerca de 70 milhões de visualizações no YouTube, apenas um mês após ser divulgado.

10. Letícia - Zé Vaqueiro

Após um janeiro impecável, "Letícia" continua bombando em fevereiro nas plataformas de streaming. Ainda que nas rádios o desempenho não seja lá muito bom, no YouTube o clipe se mantém entre os 10 mais vistos no início do mês. É o forró dominando as paradas de sucesso.

Top 10 janeiro

1. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

"Despedida de Casal" dominou as rádios em boa parte do mês de janeiro, mantendo-se nas primeiras posições ao longo de três semanas. É mais um sucesso do fenômeno Gustavo Mioto, que em 2020 conseguiu emplacar "Com ou Sem Mim", o hit mais tocado nas rádios naquele ano.

2. Letícia - Zé Vaqueiro

Lançada no final de 2020, "Letícia" foi um das mais músicas mais executadas no YouTube no início do ano, chegando a mais de 11 milhões de visualizações numa única semana! Conhecido pelo seu vozeirão,o jovem forrozeiro desponta como uma das sensações de 2021.

3. Moça do Caixa - Raffa Torres

Sucesso do final de 2020, "Moça do Caixa" se manteve nas primeiras colocações do ranking das mais tocadas ao longo de todo mês de janeiro de 2021. Mais um sucesso de Raffa Torres, que é compositor de hits gravados por Luan Santana, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.

4. Facas - Ao Vivo - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outra música que se manteve todo o mês de janeiro ocupando as primeiras posições do ranking das mais tocadas nas rádios é "Facas", que também aparece no top 10 do Spotify no final desse mês.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Tarcísio do Acordeon começou 2021 no topo das paradas. Unindo a sanfona do forró com a batida do mais novo sucesso nacional, a pisadinha, Tarcísio conseguiu manter "Meia Noite" nas primeiras posições do ranking do Spotify, com mais de cinco milhões de execuções semanais.

6. Recairei (Ao Vivo) - Os Barões da Pisadinha

A banda de forró eletrônico e tecnobrega Os Barões da Pisadinha começou 2021 voando baixo. "Recairei" terminou janeiro como uma das mais músicas mais executadas nas plataformas Spotify e YouTube.

7. Último Beijo - Bruno & Marrone, Part. Wesley Safadão

"Último Beijo" não saiu do top 5 das rádios ao longo de todo o mês de janeiro. Para quem gosta de uma boa sofrência, "Último Beijo" é uma ótima pedida. A canção foi gravada em grande estilo, com a participação de um fã declarado da dupla, Wesley Safadão.

8. Rita - Tierry

Além de cantor, Tierry é um compositor de muito sucesso. Já gravaram músicas suas nomes como Ivete Sangalo, Marília Mendonça e Maria Bethânia! Sucesso de 2020, "Rita" passou janeiro inteiro no top 10 das rádios e chegou a ter 8 milhões de visualizações numa única semana no YouTube.

9. Amor ou o Litrão - Mila, Menor Nico e Petter Ferraz

"Amor ou o Litrão" estourou no final de 2020 como um dos grandes hits do verão. Na primeira semana de janeiro, a música estava no topo das mais executadas do YouTube, com nada menos que 11,6 milhões de acessos em apenas sete dias! Sucesso absoluto.

10. Foi Pá Pum - Simone & Simaria

"Foi Pá Pum", que faz parte do EP Debaixo do Meu Telhado, começou 2021 como o grande hit das coleguinhas, atingindo, já nos primeiros dias de janeiro, mais de 60 milhões de views no YouTube.

Gostou? Veja também:

                                                            EM 13/05/2021

As músicas mais tocadas no Brasil em 2021


Além do sertanejo, que dominou 2020, outros estilos estão agitando a galera em 2021: tem forró eletrônico, trap, pisadinha, pop... Bora conferir, mês a mês, quais são as músicas mais escutadas pelos brasileiros em 2021?

Top 10 Abril

1. Batom de Cereja - Israel & Rodolffo

O vídeo de "Batom de Cereja" foi postado no YouTube no início de fevereiro. No final de abril, foram quase 180 milhões de visualizações. A música da dupla sertaneja é a mais ouvida do país não apenas no YouTube, mas também no Spotify.

2. Volta Bebê, Volta Neném - DJ Guuga, DJ Ivis

O lançamento de "Volta Bebê, Volta Neném" foi meteórico: em menos de um mês no YouTube, já é a segunda mais ouvida na plataforma. No dia 27 de abril, a música de DJ Guuga e DJ Ivis chegou a ultrapassar Batom de Cereja no Spotify, com mais de 872 mil execuções e apenas um dia!

3. Disco Arranhado - Funk Remix - Malu, DJ Lucas Beat

"Disco Arranhado" foi lançada no início de janeiro numa pegada de balada romântica. Parece que o toque do DJ Lucas Beat era o que a música precisava para bombar, alcançando, no final de abril, a segunda posição no Spotify e a sexta colocação no YouTube.

4. Tapão na Raba - Raí Saia Rodada

Primeiro lugar em março, "Tapão na Raba" se mantém entre as mais ouvidas do país em abril. No final do mês, estava entre as quatro mais ouvidas do Spotify e entre as três mais ouvidas no YouTube.

5. Facas - (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

O vídeo de "Facas" chega ao final de abril com quase 200 milhões de visualizações no YouTube (foi lançado em outubro de 2020). É, sem sombra de dúvida, uma das músicas mais ouvidas nas rádios brasileiras em 2021, passando 26 semanas no Top 100 da Crowley (o ranking oficial das músicas mais executadas nas rádios).

6. Liberdade (Quando o Grave Bate Forte) - Alok, MC Don Juan, DJ GBR

Embora tenha sido lançada em dezembro de 2020, "Liberdade" só bombou em abril de 2021, após uma fã divulgar uma coreografia para a música no TikTok. Em poucas semanas, o vídeo viralizou, e a música acompanhou o sucesso, chegando ao terceiro lugar no Spotify.

7. Não Pode se Apaixonar - Xand Avião, DJ Ivis, MC Danny

O hit Não "Pode se Apaixonar", grande sucesso no app de mídia TikTok, mantém-se entre as mais ouvidas no Brasil em plataformas como YouTube e Spotify. A música chegou ao final de abril com quase 500 mil execuções diárias no Spotify!

8. Vida Louca - MC Poze do Rodo, Neo Beats, Mainstreet

O novo hit do funkeiro MC Poze do Rodo já começou bombando. Lançado no YouTube no dia 2 de abril, o clipe chegou ao final do mês com cerca de 40 milhões de visualizações! Representante do estilo trap (subgênero do rap), a música promete se manter entre as mais tocadas ao longo do próximo mês.

9. Preta do Cabelo Cacheado - Th CDM

"Preta do Cabelo Cacheado" é outra música que viralizou no TikTok através de sua coreografia. Até famosos, como Belo e Gracyanne, gravaram um vídeo dançando a música de Th CDM.

10. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

Mais um mês em que a parceria de Tarcísio do Acordeon e DJ Ivis aparece entre as mais tocadas no Brasil. Uma das maiores representantes da pisadinha, "Esquema Preferido" já pode ser considerada, sem medo de errar, um dos maiores hits do ano. Não fosse a pandemia, teria sido a trilha do Carnaval 2021.

Top 10 março

1. Tapão na Raba - Raí Saia Rodada

A mistura de forró, brega eletrônico e hits da música pop internacional deu em "Tapão na Raba", canção que alavancou o nome de Raí Saia Rodada ao topo das paradas de sucesso em todo país. No final de março, o clipe oficial, filmado num estilo faroeste, já tinha superado 90 milhões de visualizações em pouco mais de um mês no ar.

2. Batom de Cereja - Israel & Rodolffo

Em meados de março, "Batom na Cereja", que está no DVD Aqui e Agora - Volume 1, emplacou um incrível 79º lugar entre as músicas mais tocadas em todo o mundo no Spotify. Neste serviço de streaming, a música alcançou mais de 8 milhões de execuções na semana do dia 18/03.

3. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

O tempo passa, e "Esquema Preferido" continua bombando nas rádios e serviços de streaming de todo o país. Sinal de que a pisadinha ganhou o coração dos brasileiros de uma vez por todas!

4. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outro hit que não sai das primeiras posições há algum tempo é "Facas", que superou as 13 milhões de execuções em apenas uma semana no YouTube (12 a 18 de março), quando completou 18 semanas nas paradas dessa plataforma. "Facas" chegou ao final do mês de março há 21 semanas no ranking das mais tocadas nas rádios de todo o país.

5. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

1º lugar em janeiro, 4º em fevereiro, "Despedida de Casal" continua firme e forte dentre as mais ouvidas no Brasil, com destaque para a audiência nas rádios, onde a música não sai das primeiras posições há um bom tempo.

6. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

A 2ª mais tocada em fevereiro se mantém em alta, provando que a pisadinha vem quebrando a hegemonia sertaneja no país. No Spotify, a canção ocupava a 3ª posição na semana do dia 18 de março, com quase 6 milhões de execuções - mais ou menos o mesmo número de visualizações no YouTube entre 12 e 18 deste mês.

7. Alô, Ambev (Segue Sua Vida) - Zé Neto & Cristiano

Confirmado a predominância sertaneja no Brasil, "Alô, Ambev" ressurge no ranking das mais tocadas, após ter bombado nas rádios no final de 2020 - foi a segunda música mais tocada em novembro. Na semana do dia 18 de março, foram mais de 4 milhões de execuções no Spotify, onde ocupa a 7ª posição.

8. Lance Individual - Jorge & Mateus

Lançada no final de 2020, "Lance Individual", do EP Tudo em Paz Volume 1, continua entre as mais escutadas do país. Só na semana do dia 18 de março, foram quase 4 milhões de execuções no Spotify. Nas rádios, o sucesso é absoluto - a música se manteve no ranking divulgado pela Crowley desde o final de 2020.

9. Não Pode se Apaixonar - Xand Avião, DJ Ivis, MC Danny

A parceria de Xand Avião com DJ Ivis é antiga e tem o selo do sucesso. No mês de março, "Não Pode se Apaixonar" bombou no Tik Tok e na semana do dia 18 ocupava a 5ª posição dentre as mais tocadas no YouTube, com mais de 11 milhões de execuções em apenas uma semana.

10. Acaso - Vitor Fernandes

O sucesso nacional do Rei do Piseiro vem na esteira do sucesso estrondoso da pisadinha, um dos ritmos preferidos do brasileiro atualmente. A música vem subindo semana a semana no Top 200 do Spotify, chegando ao final do mês de março na 16ª posição. No YouTube, são quase 90 milhões de visualizações até a última semana do mês.

Top 10 fevereiro

1. Esquema Preferido - DJ Ivis, Ft. Tarcísio do Acordeon

"Esquema Preferido" começou fevereiro no topo do Spotify, com mais de 6 milhões de execuções apenas na primeira semana do mês. Lançada no projeto Da Roça Pra Cidade, da banda Os Barões da Pisadinha, "Esquem Preferido" promete pôr muita gente pra dançar ao longo de 2021.

2. Ele É Ele, Eu Sou Eu - Wesley Safadão, Ft. Barões da Pisadinha

O hit "Ele É Ele, Eu Sou Eu", que chegou a alcançar o topo da plataforma Spotify em janeiro, entrou em fevereiro como uma das músicas mais ouvidas no Brasil, com quase 7,3 milhões de visualizações em apenas uma semana no YouTube. Safadão com Barões da Pisadinha é sucesso na certa!

3. Facas (Ao Vivo) - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

"Facas", uma das mais ouvidas de janeiro, abriu fevereiro como a mais executada do YouTube, com quase 9 milhões de visualizações. Lançada em outubro de 2020, a música alcançou em menos de quatro meses 61,5 milhões de visualizações na plataforma.

4. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

Sucesso absoluto de 2020, Mioto continua no topo em 2021. "Despedida de Casal", que já apareceu no nosso ranking do mês de janeiro, continua bombando em fevereiro, sobretudo nas rádios, onde se mantém nas primeiras colocações.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Sucesso em janeiro, Tarcísio do Acordeon mantém-se entre os primeiros com "Meia Noite". Só no Spotify, foram 5,2 milhões de execuções na primeira semana de fevereiro. Nesta mesma semana, foram 5 milhões de visualizações no YouTube.

6. Mds - Kawe & Lele JP

A música foi lançada no meio de 2020, mas em 2021 o hit "Mds" continua bombando. No estilo trap (um subgênero do rap), "Mds" vem alcançando números impressionantes: no Spotify, entrou fevereiro com mais de 630 mil execuções diárias e quase 12 milhões de visualizações semanais no YouTube.

7. Tenho Medo - Zé Vaqueiro

"Tenho Medo" é mais um grande sucesso de Zé Vaqueiro, um dos artistas brasileiros mais escutados de 2021. Até o dia 4 de fevereiro, as 26 músicas do pernambucano superaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Destaque para "Tenho Medo", que só na primeira semana de fevereiro superou 8 milhões de views na plataforma.

8. Troca de Calçada - Marília Mendonça

Em "Troca de Calçada", a Rainha da Sofrência faz uma emocionante homenagem às prostitutas. Lançada no final de janeiro, a música rapidamente virou assunto, entrando para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter. Em apenas 10 dias, a música alcançou extraordinárias 10 milhões de visualizações no YouTube.

9. MODO TURBO - Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta

"MODO TURBO" é aquela música para ouvir e ver, já que o clipe é cheio de efeitos especiais e uma narrativa que envolve personagens ao estilo RPG. O clipe foi uma sensação no início de 2021, entrando em fevereiro com cerca de 70 milhões de visualizações no YouTube, apenas um mês após ser divulgado.

10. Letícia - Zé Vaqueiro

Após um janeiro impecável, "Letícia" continua bombando em fevereiro nas plataformas de streaming. Ainda que nas rádios o desempenho não seja lá muito bom, no YouTube o clipe se mantém entre os 10 mais vistos no início do mês. É o forró dominando as paradas de sucesso.

Top 10 janeiro

1. Despedida de Casal - Gustavo Mioto

"Despedida de Casal" dominou as rádios em boa parte do mês de janeiro, mantendo-se nas primeiras posições ao longo de três semanas. É mais um sucesso do fenômeno Gustavo Mioto, que em 2020 conseguiu emplacar "Com ou Sem Mim", o hit mais tocado nas rádios naquele ano.

2. Letícia - Zé Vaqueiro

Lançada no final de 2020, "Letícia" foi um das mais músicas mais executadas no YouTube no início do ano, chegando a mais de 11 milhões de visualizações numa única semana! Conhecido pelo seu vozeirão,o jovem forrozeiro desponta como uma das sensações de 2021.

3. Moça do Caixa - Raffa Torres

Sucesso do final de 2020, "Moça do Caixa" se manteve nas primeiras colocações do ranking das mais tocadas ao longo de todo mês de janeiro de 2021. Mais um sucesso de Raffa Torres, que é compositor de hits gravados por Luan Santana, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.

4. Facas - Ao Vivo - Diego & Victor Hugo, Ft. Bruno & Marrone

Outra música que se manteve todo o mês de janeiro ocupando as primeiras posições do ranking das mais tocadas nas rádios é "Facas", que também aparece no top 10 do Spotify no final desse mês.

5. Meia Noite (Você Tem meu WhatsApp) - Tarcísio do Acordeon

Tarcísio do Acordeon começou 2021 no topo das paradas. Unindo a sanfona do forró com a batida do mais novo sucesso nacional, a pisadinha, Tarcísio conseguiu manter "Meia Noite" nas primeiras posições do ranking do Spotify, com mais de cinco milhões de execuções semanais.

6. Recairei (Ao Vivo) - Os Barões da Pisadinha

A banda de forró eletrônico e tecnobrega Os Barões da Pisadinha começou 2021 voando baixo. "Recairei" terminou janeiro como uma das mais músicas mais executadas nas plataformas Spotify e YouTube.

7. Último Beijo - Bruno & Marrone, Part. Wesley Safadão

"Último Beijo" não saiu do top 5 das rádios ao longo de todo o mês de janeiro. Para quem gosta de uma boa sofrência, "Último Beijo" é uma ótima pedida. A canção foi gravada em grande estilo, com a participação de um fã declarado da dupla, Wesley Safadão.

8. Rita - Tierry

Além de cantor, Tierry é um compositor de muito sucesso. Já gravaram músicas suas nomes como Ivete Sangalo, Marília Mendonça e Maria Bethânia! Sucesso de 2020, "Rita" passou janeiro inteiro no top 10 das rádios e chegou a ter 8 milhões de visualizações numa única semana no YouTube.

9. Amor ou o Litrão - Mila, Menor Nico e Petter Ferraz

"Amor ou o Litrão" estourou no final de 2020 como um dos grandes hits do verão. Na primeira semana de janeiro, a música estava no topo das mais executadas do YouTube, com nada menos que 11,6 milhões de acessos em apenas sete dias! Sucesso absoluto.

10. Foi Pá Pum - Simone & Simaria

"Foi Pá Pum", que faz parte do EP Debaixo do Meu Telhado, começou 2021 como o grande hit das coleguinhas, atingindo, já nos primeiros dias de janeiro, mais de 60 milhões de views no YouTube.



                    

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS: Ontem, Hoje e Sempre

DICAS PARA O ENEM e LIVROS

OUTUBRO-Leitura/Feriado e Diversão